Javascript Programação

Javascript no Oracle Apex – Aprenda como usar

javascript no oracle apex

Você já ouviu falar no Oracle APEX? Esta é uma plataforma de desenvolvimento de baixo código gratuita que o Oracle oferece. Por meio dele é possível criar aplicativos escaláveis, muito mais rápido e com menos códigos. Neste tutorial vamos ensinar como usar Javascript no Oracle Apex.

Para os iniciantes no Oracle, a dica é acessar o site da plataforma neste link. Assim, você conhecer melhor sua estrutura e recursos e se certifica de que ela atende suas necessidades.

Agora se você já acessou o Oracle e gostaria de aprender como usar a linguagem de programa Javascript no Oracle APEX, continue sua leitura. E descubra agora neste tutorial como fazer isso de um jeito simples e prático. Mas antes, veja mais detalhes sobre o Oracle APEX, uma das plataformas low code mais populares do mundo.

Como funciona o Apex Oracle?

Basicamente o Oracle Apex é uma plataforma criada para auxiliar desenvolvedores a projetar apps modernos, responsivos e esteticamente atraentes. E o melhor, você não precisa ser um expert no assunto para fazer isso.

Isso porque a dinâmica de funcionamento do Oracle Apex é bem simples e intuitiva. Ainda que você entenda muito pouco de SQL, terá a chance de se tornar mais produtivo na criação de apps usando o Apex.

Basicamente, essa plataforma se orienta por dados. Nela o desenvolvimento geral dos apps inicia com um modelo de dados ou planilha.

Os aplicativos são projetados em um ambiente de baixo código baseado em browser, onde a codificação manual é menor em relação a outras plataformas. Além disso, ele trabalha diretamente com dados dispostos em bancos de dados em nuvem, o que ajuda a consumir menos recursos.

Aprenda como usar Javascript no Oracle Apex

Agora que você já sabe como funciona o Oracle Apex, provavelmente deve estar se perguntando: Mas onde o Javascript pode ser usado nessa plataforma?

Muitos inclusive pensam que ao inserir o JavaScript, estarão deixando de usar a plataforma Oracle Apex corretamente, o que é um erro.

Ainda que no Apex seja possível trabalhar sem intervenção direta de código ou programações, você pode sim usar o Javascript nela. Para isso, será preciso executar a API Javascript.

Você pode criar comandos usando o Javascript no Oracle Apex como:

// caixas de mensagem
apex.message.alert(texto);
apex.message.confirm(texto, funcaoCallback);
// definir valores
apex.item(identificador).setValue(valor)
// chamadas AJAX
apex.server.process(nomeProcess, dadosEnviados, funcaoCallback);

Nesse caso, você deve usar blocos lógicos em código baixo como alert, confirm, set value e execute server side code, refresh ou set value.

Além disso, é importante destacar a necessidade de evitar códigos que acessam diretamente as propriedades.

Exemplos de códigos a se evitar:

// caixas de mensagem
alert(texto)
confirm(texto)
$( seletor ).dialog();
// definir valores
document.querySelector(seletor).value = valor;
$(selector).val(valor)
// chamadas AJAX
fetch(url, opcoes)
$.ajax(url);

Ainda que seguir este método seja funcional, pode ocorrer alguns problemas. A mudança do framework no Apex, assim como em outras plataformas é uma delas. Caso isso ocorra, a funcionalidade desejada pode não acontecer ou agir de forma inesperada, como:

  • Ajustes indesejados de links
  • Mudança de seletores dentro do framework
  • Reestruturação de componentes completos

Estes são problemas que ocorrem com frequência, principalmente em plataformas qe usam conjuntos de ferramentas de suporte. Então é bom ficar atento quanto a isso.

Como pode perceber, saber como usar Javascript no Oracle Apex não é tão complicado quanto parece. Mas, antes de sair trabalhando com um desenvolvedor front end no Apex, procure analisar bem a plataforma com atenção. Isso ajudará a compreender melhor o funcionamento dessa plataforma de baixo código e assim facilitar a implantação desejada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.