Linux

5 comandos Linux que todo usuário iniciante deve conhecer

comandos linux

Muitas pessoas acham que o sistema operacional Linux é algo que apenas programadores conseguem utilizar. No entanto, aprendendo as linhas de comandos Linux qualquer pessoa consegue usar esse sistema de código aberto.

O Linux é um sistema que faz parte da família Unix, que são distribuições baseadas no Linux Kernel. O que, por sua vez, inclui desde Ferdora, até o Ubuntu, Debian e outros sistemas Linux mais conhecidos.

E para usar esse sistema operacional é preciso de uma interface que dá livre acesso aos serviços Linux. Nesse caso, ó ideal é usar uma interface de linha de comando, principalmente porque ela possibilita a execução de tarefas com várias etapas com muito mais agilidade.

No geral, existem alguns comandos Linux básicas que podem ajudar usuários iniciantes a se familiarizar com o sistema do pinguim. Quer saber quais são eles?

Então acompanhe esse artigo e veja agora os 5 comandos mais comuns que todo usuário Linux deve conhecer.

Principais comandos Linux que você precisa conhecer

Primeiramente, para começar a operar o sistema Linux, você precisa abrir o terminal. Em seguida, encontre a linha de comando na seção Utilities. Depois, veja abaixo quais comandos pode usar e para que serve cada um deles.

1. Comando cd

Cd é um comando que você pode usar para navegar no filesystem do Linux. De acordo com o diretório que você estiver usando, seu uso exigirá apenas o nome do diretório ou então um caminho absoluto.

Por exemplo, se você estiver em /home/username/Documents e deseja ir para um subdiretório de Documents, então basta digitar o comando cd +nome do subdiretório que deseja acessar. Mas, se este não for o caso, então terá que digitar cd+ caminho completo do diretório.

Lembrando que o shell do Linux é muito sensível a presença de caracteres. Então para não dar inconsistências, procure inserir o nome do diretório tal qual ele se apresenta.

2. Comando cat

Este é sem dúvida um dos comandos mais usados por quem usa sistema Linux. Basicamente o cat serve para visualizar conteúdos de arquivos que estejam em stdout. E para usar este comando é muito simples. Basta digitar cat + nome do arquivo + extensão do arquivo.

Existem também outras formas de executar este comando. Entre as principais, estão:

  • Para criar um arquivo nome digite cat>nome do arquivo
  • Se quer unir dois arquivos e armazena-los em um novo digite: cat filename1 filemane2>filename3
3. Comando pwd

Não sabe como encontrar o caminho da pasta onde você se encontra? Então basta usar o comando pwd, que ele ajudará você a retornar um caminho absoluto, ou seja, um caminho iniciando com a barra “/”.

4. Comando mv

Para mover arquivos ou mesmo para renomea-los, um comando muito executado por usuários Linux é o “mv”. Para usá-lo basta digitar mv junto com o nome do arquivo e o diretório a que ele se destina.

Por exemplo, se você deseja mover um arquivo para a pasta de documentos, basta digitar mv file.txt /home/username/Documents. Enquanto isso, para renomear um arquivo, o comando a ser inserido é mv nomeantigo.ext nomenovo.ext.

5. Comando locate

Precisando localizar um arquivo? Então basta executar o comando locate. Se o arquivo que busca tiver duas ou mais palavras, basta digitar este comando mais asterisco “*”. Além disso, você também pode usar –i junto com o comando para torna-lo insensível a caracteres.

Por exemplo, você pode usar o comando locate –i note*computer para localizar arquivos que contenham a palavra “note” e “computer”.

Fora estes existem vários outros comandos como o “rm” usado para apagar diretórios e todo o seu conteúdo. Ou então “cp” para copiar arquivo do diretório em que estiver.

Mas, não se preocupe. Aprendendo os comandos Linux acima, você já terá um bom direcionamento para começar a operar esse sistema. E com a prática poderá aprender muitos outros com o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.