Windows

Problemas de áudio do computador – Aprenda como corrigir em 2022

Problemas de áudio do computador

Quem possui um PC Windows sabe que problemas de áudio do computador são muito comuns. E os motivos para isso acontecer são os mais variados possíveis, indo desde falhas na configuração do sistema de som. Até desatualização de drivers ou mesmo danos em algum hardware do computador.

Se a falha for em algum componente do PC, então a troca de hardware é sem dúvida o mais indicado. Mas, antes de sair investindo em novas peças, vale a pena adotar algumas soluções para descartar possíveis erros primários. E, assim economizar na hora de resolver o problema de áudio do computador.

Veja a seguir algumas formas recomendas para resolver falhas de áudio do seu PC. Quem sabe alguma delas solucione seu problema. Confira!

Como resolver problemas de áudio do computador – verifique a configuração

Embora pareça algo simples, muitas falhas são facilmente solucionadas com apenas uma verificação na configuração de áudio.

Nesse caso, procure avaliar se o recurso de reprodução está no modo silencioso. Para fazer essa verificação é muito simples. Você só precisa observar se do lado do ícone de alto-falante presente na barra de tarefas existe um “x”. Este é um indicativo de que o dispositivo de reprodução está silenciado.

Se este for o caso, então é só clicar sobre o ícone para ativa-lo novamente. Mas, se ainda assim o som não funcionar, então pode ser falha em outra configuração do sistema.

Nesse caso, você deve clicar usando o botão direito do mouse ou touchpad sobre o ícone do alto-falante. E, em seguida, clicar no comando “Solucionar problemas de som”. Fazendo isto, o sistema fará uma busca verificando possíveis falhas no sistema que estejam silenciando o som do computador.

Configure o novo dispositivo de som

Muitas vezes acontece de você trocar o recurso de reprodução do fone de ouvido para o som que fica integrado ao sistema.

Quando isso acontece, é preciso configurar o novo dispositivo de som colocando o mesmo como pré-determinado. Do contrário, a inconsistência entre o dispositivo e a configuração do sistema vai gerar problemas de áudio do computador.

Sendo assim, sempre que mudar de dispositivo de reprodução, providencie esse ajuste na configuração. Para isso, basta ir em Painel de Controle e depois clicar na opção Som. Em seguida, você deve definir o dispositivo de reprodução e marca-lo como pré-determinado.

Mantenha seus drivers atualizados e resolva os problemas de áudio do computador

Para que o som do PC funcione corretamente, é importante que haja uma boa conexão entre o sistema operacional da máquina e driver de som, bem como seus dispositivos de reprodução.

No entanto, é comum que os fabricantes dos drivers disponibilizem atualizações para seus recursos. O objetivo com essas atualizações é basicamente melhorar o funcionamento do driver, reparar possíveis erros e mantê-lo alinhado ao sistema e suas atualizações.

Desse modo, quando você mantém seu drive de som desatualizado, isso pode resultar em problemas de áudio do computador. Sendo assim, uma simples atualização no drive e em seus dispositivos de reprodução, ajuda a solucionar o problema.

Para fazer a atualização manualmente é bem simples. Basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente vá em Gerenciador de Dispositivos do Windows
  • Em seguida pressionar as teclas Windows + X
  • Feito isso, você será selecionar a categoria “Controladores de som, vídeo e jogos” e, na sequência, o dispositivo que deseja atualizar.
  • Por fim, clique no comando “Atualizar driver”.

Desse modo, o sistema do Windows fará uma busca rápida pela atualização mais recente do software do drive. E, então, irá indicar sua atualização.

Portanto, estas são algumas formas simples e práticas de resolver problemas de áudio do computador. Se mesmo aplicando estas soluções o seu PC continuar sem som, então o mais indicado é buscar uma assistência técnica. Assim, você saberá exatamente qual o problema e se será preciso trocar ou não o seu componente de áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.